Linkedin Bioclin Instagram Bioclin Bioclin ONCAST Podcast

Biolisa Chagas Recombinante

A doença de Chagas é uma doença endêmica que está presente em diversos países do continente americano, e teve este nome atribuído graças ao seu descobridor, o médico brasileiro Carlos Chagas, que em 1909 a identificou pela primeira vez. Atualmente estima-se que ela atinja entre 6 e 7 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Apesar de infectados, a grande maioria delas, cerca de 90%, desconhecem a infecção por falta de diagnóstico. No Brasil, acredita-se que mais de 1 milhão de pessoas estejam infectadas, gerando grandes impactos previdenciários, sociais e assistenciais.
A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes dos insetos vetores, que no Brasil são também conhecidos como “barbeiros”. Além desta, podem haver várias outras formas de transmissão, como ingestão de alimentos contaminados com os parasitas, transmissão de mãe para filho ou congênita, transfusões de sangue e transplante de órgãos, e por acidentes de laboratório.
A doença de Chagas se apresenta em duas fases. A primeira fase, denominada fase aguda, dura aproximadamente dois meses após a infecção. Os sintomas podem ser ausentes ou fracos, porém inespecíficos como febre, dor de cabeça, glândulas linfáticas inchadas, palidez, dor muscular, dificuldade em respirar, inchaço e dor abdominal ou torácica. Nesta fase, há um grande número de parasitas circulante no sangue, e por isto pode ser caracterizada pela visualização do parasita no exame direto ao microscópio (exame de gota espessa).
A segunda fase, denominada fase crônica, se manifesta por meio de complicações cardíacas e digestivas, devido ao alojamento do parasita nestes tecidos. Os danos causados nestes mesmos tecidos podem levar a arritmias cardíacas; dilatação do esôfago, gerando dificuldades para deglutir os alimentos; e dilatação do cólon, levando à constipação. Nesta fase, anticorpos IgG anti-T.cruzi podem ser encontrados em concentrações elevadas, o que facilita o uso de técnicas de diagnóstico como imunofluorescência indireta, hemaglutinação indireta e teste de Elisa.
A Bioclin, visando contribuir para um diagnóstico mais fácil e preciso da Doença de Chagas , traz ao mercado o kit Biolisa Chagas Recombinante.
O kit Biolisa Chagas Recombinante é um ensaio imunoenzimático em fase sólida baseado no princípio de detecção qualitativa de anticorpos contra T. cruzi em soro ou plasma humano. Além da praticidade técnica, o produto apresenta diferenciais como alta sensibilidade (99,9%) e especificidade (99,3%).

 

Para mais informações entre em contato com o SAC através do 0800 031 54 54