Linkedin Bioclin Instagram Bioclin Bioclin ONCAST Podcast

Sangue Oculto

A presença de sangue oculto nas fezes está diretamente associada com desordens gastrointestinais como Hemorróida, Fissura Anal, Diverticulite, Pólipos, Doença de Crohn, Câncer Coloretal, Úlceras Gástricas ou Duodenais, Infecção Intestinal, dentre outras.
Quantidades pequenas de sangue nas fezes ou sangramentos detectáveis somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas mais comuns de sangramento retal. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna e corresponde principalmente a hemorróidas e fissuras anais.

Quando a quantidade de sangue nas fezes é moderada a grande, ou quando há melenas (fezes com sangue digerido), a origem do sangramento costuma ser é mais interna, geralmente cólon ou estômago. O câncer Coloretal é uma das principais causas.
Testes imunológicos desenvolvidos para detectar hemoglobina humana são mais precisos e dispensam dietas especiais para os pacientes. Devido ao custo e a praticidade, estes testes tem sido usados como triagem.
Embora o teste de triagem não seja específico para determinar qual doença está causando o sangramento, ele serve como um importante alerta para o início de uma pesquisa clínica.
A causa do sangramento é determinada na maioria das vezes pela colonoscopia e a endoscopia digestiva alta. Quando não diagnosticado é necessário exames específicos que vão variar de acordo com a suspeita médica.
O diagnóstico precoce e o tratamento imediato mostram significativa redução das complicações e da mortalidade por câncer coloretal.
Devido à importância diagnóstica, a Bioclin apresenta em sua linha o kit de Sangue Oculto, pelo método de imunocromatografia, sem necessidade de dieta, com alta sensibilidade e especificidade.

 

 

Para mais informações, entre em contato com o SAC através do 0800 031 5454.