Linkedin Bioclin Instagram Bioclin Bioclin ONCAST Podcast

Zika, Dengue e Chikungunya

O Zika Vírus pertence à família Flaviviridae, e assim como o vírus da Dengue, pode ser transmitido pelo mosquito Aedes spp. No Brasil, sua transmissão ocorre pelo mosquito Aedes aegypti, que está amplamente disseminado pelo país.
Quando infectado pelo vírus Zika, o paciente apresenta diversos sintomas não específicos, semelhantes à Dengue e a febre Chikungunya, como, erupção cutânea, febre, manchas na pele, dor nas articulações, ou conjuntivite (olhos vermelhos). Outros sintomas comuns incluem dor muscular e dor de cabeça.
Cerca de 1 em cada 5 pessoas infectadas com o vírus Zika fica doente, isto é, apresenta os sintomas. A doença é geralmente leve com sintomas brandos que duram em média uma semana. Estudos indicam a associação do vírus com doenças severas como a Síndrome de Guillain Barré e a microcefalia em bebês, causada a partir da infecção da mãe durante o período de gravidez, tornou o Zika Vírus um caso de saúde pública grave.

A detecção precoce do vírus é necessária para a definição de tratamento, e em gestantes é importante para o acompanhamento da gestação e do recém-nascido.

O kit BIO GENE ZIKA VIRUS PCR é o primeiro kit nacional para detecção do Vírus Zika registrado na ANVISA. Trata-se de um kit que usa a metodologia de Real Time PCR para amplificação e detecção do material genético do vírus, com alta especificidade e sensibilidade.
Juntamente com o Kit BIO GENE ZIKA VIRUS PCR, a Bioclin traz ao mercado os kits BIO GENE DENGUE PCR e BIO GENE CHIKUNGUNYA PCR, utilizando a mesma metodologia. Todos os kits são quantitativos e apresentam a mesma técnica e ciclagem, o que facilita o uso na rotina, permite liberação de resultados com maior agilidade e a reação concomitante em equipamentos. Além disto, os kits BIO GENE apresentam outros diferenciais como transporte em temperatura ambiente, técnica de um passo apenas (RT-PCR) e apresenta todos os componentes necessários para a etapa de amplificação, incluindo Controle Positivo, Master mix, Controle Interno de Extração e água livre de DNAse e RNAse.

 

Para mais informações, entre em contato com o SAC através do 0800 031 54 54