Linkedin Bioclin Instagram Bioclin Bioclin ONCAST Podcast

#12 – Lançamento dos Analisadores de Coagulação Bioclin

Fala comigo, Bioclientes!
Oi pessoal, tudo bem? Tô feliz demais em está aqui hoje porque essa é a edição 12 do nosso podcast e isso significa que a gente está comemorando um ano de conteúdo exclusivo para vocês aqui no canal. Já foram aí várias informações úteis sobre saúde e novidades do mercado diagnóstico.
Então, nessa edição vamos falar um pouco sobre os 4 equipamentos de coagulação que a Bioclin está lançando no mercado. São eles o Bioclin CS2 e o CS4 e o Bioclin CA200 e o CA300.
Mas antes de falar deles, a gente vai revisar 2 conceitos importantes: a Hemostasia e a Coagulação Sanguínea.
A Hemostasia é um conjunto de mecanismos fisiológicos que interrompe uma hemorragia, mantendo o sangue dentro dos vasos sem permitir que ele coagule ou extravase para o exterior. Esse processo ele depende da resistência e força da contração dos vasos, da constituição e da elasticidade dos tecidos periféricos e também de um sistema de coagulação adequado e de uma atividade normal das plaquetas.
A regulação desse sistema é muito delicada e envolve muitas reações químicas. De forma didática, ela é dividida em 3 fases: hemostasia primária, hemostasia secundária e hemostasia terciária.
Na Hemostasia primária acontece a vasoconstrição e isso diminui o fluxo de sangue, e as plaquetas vão se agregar aonde teve o sangramento, formando ali um tipo de tampão inicial.
Na Hemostasia secundária, que é a maior fase do processo, começa com a formação de tromboplastina. Essa tromboplastina vai entrar em contato com os íons Cálcio e vai converter a protrombina em trombina. E aí, a trombina transforma o fibrinogênio em fibrina. E pra essa fibrina se formar, ocorre uma cascata de coagulação, que é uma sequência de reações químicas que são ativadas pelas vias intrínseca e extrínseca e envolve vários fatores de coagulação. Depois de formada, a fibrina é uma proteína insolúvel e ela cria uma espécie de rede que faz um tampão e por isso o nome de trombo porque é essa rede que faz parar o sangramento.
E finalmente, na Hemostasia terciária, essa fibrina é dissolvida, e isso faz o fluxo de sangue voltar ao normal. Ah, esse processo também pode ser chamado de fibrinólise.
Então, nesse contexto, a coagulação sanguínea nada mais é do que o processo de estancamento do sangue para evitar que haja uma perda excessiva, e ele é ativado sempre que ocorre o rompimento de algum vaso sanguíneo.
Bom gente, e pra falar dos nossos analisadores de coagulação que são novidade no mercado, nós convidamos o Hugo Coelho, que é Assessor da Bioclin. Ele é formado em Biomedicina e tem uma larga experiência com assessoria técnica/científica e liberação de exames laboratoriais na área de hematologia, coagulação e bioquímica.
Gustavo: E aí Hugo, tudo bem? Bom, vamos lá. Conta pra gente mais sobre esses equipamentos que a Bioclin está lançando e quais os testes que eles podem fazer?
Hugo: Olá Gustavo! olá Bioclientes! Primeiramente quero agradecer a oportunidade de estar participando dessa edição do Bioclin Oncast. Bom Gustavo, como você disse, a Bioclin está lançando 4 novos equipamentos. Dois deles são automáticos e dois semi automáticos. Os automáticos são o CA-200 e o CA-300 que fazem respectivamente 200 e 300 testes por hora. Esses 2 equipamentos eles são totalmente automáticos: realizam diluição da curva de calibração, reexecução automática de amostras, lavagem automática das agulhas, carregamento automático das cuvetas de reação e eles permitem interfaceamento.
Esses dois equipamentos automáticos, o CA200 e o CA300, eles trabalham com várias metodologias. Dentre elas, as metodologias mecânicas, cromogênicas e imunoturbidimétricas. Com todas essas possibilidades, o menu de testes é bem amplo. Os equipamentos podem realizar testes como TP, TTPA, TT, D-Dímero, Fibrinogênio, e todos os fatores da coagulação da via intrínseca e extrínseca.
Já os equipamentos semi-automáticos, o CS2 e CS4 são equipamentos de 2 e 4 canais respectivamente. São analisadores de fácil manuseio, com método de coagulação mecânica que oferecem alta precisão e reprodutibilidade. Neles podem ser realizados testes como de TP, TTPA, TT, Fibrinogênio, entre outros.
Gustavo: O Hugo, e me responde uma coisa: quando é que os médicos solicitam esses exames relacionados à coagulação?
Hugo: Bem, os médicos ou dentistas solicitam esses exames sempre que precisam analisar ou detectar alterações no tempo de coagulação do sangue. Esses exames são muito importantes no pré operatório, porque o paciente pode apresentar histórico de sangramento repentino, ou picada de inseto que podem alterar a coagulação e por isso esses exames são tão solicitados na prática clínica.
Gustavo: E esses analisadores eles se adequam melhor a que tamanho de laboratórios?
Hugo: Boa pergunta Gustavo. A Bioclin tem a preocupação de atender a todos os tipos de laboratórios, do pequeno ao grande porte. Então, nessa nova linha, os semiautomáticos CS2 e CS4 são ideais para laboratórios de pequeno e médio porte. Já os automáticos CA-200 e CA-300 são para laboratórios de alta rotina de exames.
Gustavo: Que bacana Hugo! E quais são os benefícios que esses equipamentos podem trazer tanto para o laboratório quanto para o paciente?
Hugo: Os benefícios são inúmeros Gustavo, mas vamos falar de alguns deles. O que o laboratório busca? Agilidade na liberação de exames, precisão, reprodutibilidade e qualidade correto?
Gustavo: Correto!
Hugo: E os pacientes? Eles precisam de exames com qualidade e resultados rápidos não é?
Gustavo: Isso mesmo!
Hugo: E é exatamente isso que a gente garante para os laboratórios poderem oferecer pros seus pacientes: qualidade, agilidade e precisão.
E Gustavo, só uma última colocação: as amostras lipêmicas, ictéricas ou hemolisadas causam diversos problemas na prática clínica. Os novos analisadores que a Bioclin traz ao mercado, por trabalharem com metodologia mecânica, não sofrem interferente com esse tipo de amostra.
Gustavo: Que bacana Hugo! E pra encerrar, eu quero te agradecer pela presença nesse podcast comemorativo e deixar o nosso muito obrigado a todo mundo que tem acompanhando a gente aí nesse 1 ano aqui no canal.
Lembrando sempre que, pra saber mais sobre nossos equipamentos ou sobre quaisquer outros de nossos produtos Bioclin, não deixem de entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento: bioclin.com.br ou através do nosso SAC 0800 031 5454.
E continuem acompanhando o Bioclin On Cast, o podcast do diagnóstico.