Linkedin Bioclin Instagram Bioclin Bioclin ONCAST Podcast

#14 – A importância das Instruções de Uso e Avisos nos kits

Fala comigo Bioclientes!

Como vai pessoal, tudo bem? Aqui quem tá falando é o Gustavo, de volta mais uma vez no seu Bioclin On Cast. Hoje eu vou falar um pouco mais sobre um assunto que muitas vezes a gente acaba negligenciando nas nossas rotinas do laboratório e que pode atrasar e até trazer prejuízos para nossos clientes, e isso é algo que definitivamente nós queremos evitar, não é? Pois é, eu tô falando do uso correto das informações contidas nas bulas dos produtos e da atenção aos avisos afixados nos kits.

Muitos produtos que envolvem um grau mais elaborado de desenvolvimento vêm com seu manual de instruções, não é verdade? O manual traz, desde informações muito técnicas, que só um especialista consegue entender, até orientações básicas de manuseio, quais componentes externos o proprietário vai ter que adquirir, como realizar manutenção, até informações que são exigidas por uma legislação específica, não é? Então, é assim também que acontece com todos os nossos produtos da linha Bioclin. Nossas Instruções de Uso vêm com todas as informações relevantes para utilização dos kits, desde dados sobre a metodologia de análise, composição química dos reagentes, riscos químicos associados e toda a forma de preparo e manuseio. Além disso, tem informações a respeito do desenvolvimento do produto, que comprovam que ele foi minunciosamente testado e analisado antes de sua comercialização, de forma a garantir a sua eficácia.

A maioria das dúvidas na execução de alguma técnica ou o entendimento do funcionamento do produto podem ser esclarecidos com uma consulta rápida à Instrução de Uso. Às vezes, o analista pode se confundir com o preparo de um reagente ou o volume de pipetagem das amostras já com o kit sobre a bancada, e não tem tempo hábil para entrar em contato com o SAC para esclarecer sua dúvida. Por isso, é tão importante conhecer bem o kit antes de começar a utilizá-lo.

Além disso, algumas de nossas linhas de produtos contam com Bulas Práticas, que são manuais de bancada exclusivos para a orientação correta da técnica, com bastante informação visual e instruções simplificadas. Isso tudo para facilitar o uso dos produtos Bioclin, sem que o analista perca tempo ou pior, acabe comprometendo a qualidade das suas análises.

Claro que, quando vamos ficando mais familiarizados com o kit, a tendência é que consultemos cada vez menos as Instruções de Uso, concordam? Bom gente, conhecer bem a rotina é importante, pois garante agilidade, mas como todo produto para diagnóstico é passível de melhorias e alterações, pode acontecer de, numa reengenharia de um determinado kit, a técnica venha a ser modificada e o analista nem perceba , porque não leu a nova instrução de uso, nem se atentou para os avisos inseridos no kit. Toda informação colocada na caixa é relevante para que o kit que chega às suas mãos tenha um desempenho correto, e é por isso,  que é tão importante estar atento aos avisos que são eventualmente inseridos nos kits, ok pessoal?

Nossos produtos foram desenvolvidos para funcionarem perfeitamente nas condições que são descritas nas Instruções de Uso. Então, a gente nunca deve achar que buscar informação é perda de tempo. Perda de tempo é executar uma técnica toda errada e depois ter que repetir a análise. Ou ter que fazer o paciente voltar ao laboratório, para coletar outra amostra para repetir o processo. Imagina o tamanho do inconveniente?

Ou pior ainda, liberar um resultado errado como se ele fosse correto, só porque foi usado um valor errado de calibrador, ou de controle.

Mas é claro que além de todas as informações contidas no kit, você sempre pode saber um pouco mais sobre qualquer um dos nossos produtos Bioclin através dos nossos canais de atendimento: bioclin.com.br, ou através do nosso SAC 0800 031 5454.

E pra não esquecer,  continuem acompanhando nosso Bioclin On Cast – O podcast do diagnóstico