Linkedin Bioclin Instagram Bioclin Bioclin ONCAST Podcast

#16 – CL-1200i Analisador de Imunoensaio por Quimioluminescência

Fala Comigo, Bioclientes!

Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Gustavo, de volta mais uma vez com o nosso Bioclin On Cast. Vocês já ouviram falar da técnica de quimioluminescência? Dentro das técnicas espectroanalíticas, ela tem como princípio a emissão molecular. E é sobre essa técnica que vamos falar um pouco hoje. A quimioluminescência, ou simplesmente quimio, como também é conhecida, é baseada no espectro de emissão de uma espécie excitada que é formada durante uma reação química.

A espécie excitada, quando ela volta pro estado fundamental, emite luz, e essa luz pode ser mensurada. A medida da intensidade da quimioluminescência permite a determinação quantitativa de diversas espécies orgânicas e inorgânicas, mesmo em concentrações muito baixas. Um dos aspectos mais interessantes nos métodos de luminescência é justamente a sua sensibilidade intrínseca. Pra se ter uma ideia, os limites de detecção chegam a ordens de grandeza de ppb, ou seja, partes por bilhão. Estes métodos, eles também possuem uma grande faixa de concentração linear. Logo, é perfeitamente possível traçar curvas de calibração que englobam diversas faixas de concentração. A aplicação da quimioluminescência à química analítica não é antiga, já que o número de reações emissoras é relativamente pequeno. Uma das utilidades mais conhecidas mundialmente é uso do luminol para detecção de sangue em uma cena de crime. O luminol reage com Peróxido de Hidrogênio em meio alcalino, reação que é catalisada pelo Ferro presente na Hemoglobina. A incorporação da técnica do Imunoensaio à quimioluminescência une a especificidade do acoplamento antígeno-anticorpo com a sensibilidade da quimio.

A Bioclin, sempre atenta às mais recentes tendências e em parceria com a Mindray, traz ao mercado o CL-1200i – Analisador de Imunoensaio por Quimioluminescência. O CL-1200i é robusto, de fácil utilização e com rendimento de 180 testes/hora. É um equipamento de bancada com capacidade para 25 reagentes on-board e 60 amostras com carregamento contínuo por rack. Além de suportar reabastecimento ininterrupto de reagentes e consumíveis durante a utilização, o analisador também conta com carrossel refrigerado para reagentes com até 56 dias de estabilidade on-board. Traz ainda detecção de coágulos, proteção contra colisões verticais e horizontais, diluição automática de amostras e probe com detecção de nível. Também possui carrossel de reação com 75 posições, leitor de código de barras interno e externo e mixer de homogeneização com vórtex por sistema fechado, evitando assim a contaminação.

O CL-1200i possui um amplo menu de testes com parâmetros completos para diabetes, doenças infecciosas, marcadores cardíacos, marcadores tumorais, tireoidianos e metabólicos. Por ser de fácil operação, alta precisão e rendimento, é um equipamento que traz diagnósticos confiáveis e rápidos para o laboratório e para os pacientes. E se quiserem saber mais sobre o CL-1200i ou sobre quaisquer outro de nossos produtos não deixem de entrar em contato conosco pelo bioclin.com.br ou através do nosso SAC 0800 031 5454. Continuem acompanhando o Bioclin On Cast, o podcast do diagnóstico.